[disq_scrolling_text scrolling_text=”(Uma família que ora junto permanece sempre unida no amor de Deus.) – Sua visita é um sinal de bom gosto, aproveite nossa plataforma, você é importante para nós. Sabia que nossos Projetos em Planejamento só poderão acontecer com sua ajuda? Se puder faça-nos uma doação, seu gesto de doar fará uma grande diferença para a sociedade e o meio ambiente.” scrolling_speed=”10000″ _builder_version=”4.22.2″ _module_preset=”default” scrolling_text_text_color=”#FFFFFF” scrolling_text_font_size=”22px” global_colors_info=”{}” theme_builder_area=”et_header_layout”][/disq_scrolling_text]
[disq_scrolling_text scrolling_text=”(Uma família que ora junto permanece sempre unida no amor de Deus.) – Sua visita é um sinal de bom gosto, aproveite nossa plataforma, você é importante para nós. Sabia que nossos Projetos em Planejamento só poderão acontecer com sua ajuda? Se puder faça-nos uma doação, seu gesto de doar fará uma grande diferença para a sociedade e o meio ambiente.” scrolling_speed=”3000″ _builder_version=”4.24.1″ _module_preset=”default” scrolling_text_text_color=”#FFFFFF” scrolling_text_font_size=”22px” global_colors_info=”{}” theme_builder_area=”et_header_layout”][/disq_scrolling_text]

Ação Ambiental com Gincana Ecológica nas Escolas

Sabemos o quanto é fundamental o equilíbrio do meio ambiente para a própria sobrevivência do ser humano. Nesse aspecto, no âmbito da consciência ambiental, se torna necessário que ocorram, principalmente, nas escolas atividades que dinamize a preservação da natureza através de hábitos ecologicamente corretos. Por isso, é de suma importância atrair a participação dos jovens para essa causa importante para a manutenção da própria humanidade.

O lixo, dentre de suas várias representações, é um mal que desequilibra e destrói ecossistemas, provando o quanto o homem não aprendeu a conviver em harmonia com o meio ambiente. É preciso uma operação de guerra de educação ambiental, para combater os hábitos danosos do homem contra a natureza. Mas aquilo que para muitos é visto apenas como lixo, para nós da ONG Estilo de Vida é uma oportunidade de embelezamento e uma forma de implementação de educação ambiental.

Incentivando a aproximação dos jovens com a preservação da natureza, a ONG Estilo de Vida desenvolveu um projeto de reciclagem diferente, envolvendo alunos de escolas públicas, que utilizaram garrafas pets encontradas em ruas e terrenos baldios, para confeccionarem roupas usáveis.

O projeto em questão inseriu os jovens no contexto da preservação ambiental, dando-lhes o prazer de usarem a imaginação e habilidades, num belíssimo desfile de roupas completamente produzidas de materiais recicláveis (garrafas de plástico, sacolas, arame, caixinha longa vida, etc.).

Com esta ação, objetivamos conscientizar tanto os alunos quanto a população que prestigiou o evento, dando exemplos de que podemos reutilizar o lixo, reciclando e tornando-o útil para diversas finalidades. Foi ainda uma forma de aguçar os alunos a buscarem alternativas para a problemática do lixo como agente poluidor. De maneira surpreendente, os jovens envolvidos criaram um desfile de roupas totalmente originais e de ótima qualidade, acabamentos perfeitos e uma criatividade única.

Como de praxe dos nossos projetos, a comunidade foi convidada para apreciar o evento, visando um maior público para a disseminação dessa ideia sobre a importância da reciclagem. Com a participação total de estudantes e membros da comunidade, o evento foi um sucesso, sendo elogiado por todos.

O evento não se resumiu somente no desfile, também houve palestra abordando temas sobre comportamento ambiental, a importância da reciclagem e preservação do meio ambiente. Nesse contexto, destacou-se a questão da Amazônia, que é uma riqueza que vem se perdendo. Isso é um grande problema devido à falta de conhecimento de boa parte da população. Por mais que praticamente todo mundo hoje fale em reciclagem, não basta somente isso, precisamos também de políticas e educação ambiental. Só assim poderemos, enfim, ter esperanças de um futuro melhor para todos.

A fundamentação de uma sociedade mais justa, com a consciência de preservação do meio ambiente, advém da formação de qualidade educacional da própria comunidade. Desta forma, podemos mudar a conjuntura existente de exclusão social, investindo na fortificação da estrutura psicológica dos jovens que são o presente e o futuro desse país.