(Uma família que ora junto permanece sempre unida no amor de Deus.) - Sua visita é um sinal de bom gosto, aproveite nossa plataforma, você é importante para nós. Sabia que nossos Projetos em Planejamento só poderão acontecer com sua ajuda? Se puder faça-nos uma doação, seu gesto de doar fará uma grande diferença para a sociedade e o meio ambiente.

(Uma família que ora junto permanece sempre unida no amor de Deus.) - Sua visita é um sinal de bom gosto, aproveite nossa plataforma, você é importante para nós. Sabia que nossos Projetos em Planejamento só poderão acontecer com sua ajuda? Se puder faça-nos uma doação, seu gesto de doar fará uma grande diferença para a sociedade e o meio ambiente.

Recomposição de Matas Ciliares em Riachos e Rios Amazônicos

Recomposição de Matas Ciliares em Riachos e Rios Amazônicos

Matas ciliares são vegetações que ficam nas margens dos rios, por isso são consideradas pelo Código Florestal Federal brasileiro como “áreas de preservação permanente”, com diversas funções ambientais. O nome “Matas Ciliares” vem do fato de serem tão importantes para a proteção dos rios, lagos, como são os cílios para nossos olhos.
A retirada de matas ciliares provoca descalabros ambientais, assustadores para a manutenção da vida de rios da região amazônica. O Rio Tocantins, por exemplo, que contorna a região leste amazônica, sendo um dos mais importantes da bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia, encontra-se bastante assoreado, com suas coberturas vegetais ribeirinhas (matas ciliares) sensivelmente danificadas quase que na totalidade de sua extensão.
Vários afluentes e rios que margeiam e cortam cidades da região amazônica, estão com suas matas ciliares em estado de degradação, provocando assoreamento em decorrência da erosão devido à exposição excessiva do solo desprotegido. As consequências desse efeito podem ser percebidas através do aumento do nível das águas que a cada estação chuvosa vem desabrigando mais e mais ribeirinhos.
O assoreamento é causado principalmente pela ação humana, que ao desmatar a mata ciliar, incentiva a terra a invadir os rios. Isso ocorre porque com a ação de retirada das árvores, suas raízes, que anteriormente acoplavam a terra, enfraquecem o solo, tornando-o arenoso, que consequentemente provocará deslizamentos em decorrência de chuvas. As matas ciliares são barreiras naturais, a inexistência delas torna as margens dos rios desniveladas e os rios “mais rasos”, com águas transbordando, inundando casas e destruindo ecossistemas inteiros.
Algumas espécies de peixes estão diminuindo pela falta de alimentos oriundos das matas ciliares. São frutos e flores que caem de vegetações ribeirinhas, com a função de manter o equilíbrio da cadeia alimentar de alguns peixes. A falta dessas vegetações causa um grande dano para a fauna da região amazônica.
O presente projeto busca intervir na continuidade da devastação das matas ciliares, ao mesmo tempo, recuperar as vegetações das áreas comprometidas em riachos e rios da região amazônica. Nossas ações serão planejadas e atuaremos com um minucioso levantamento para detectarmos as reais causas dessa devastação.
Seguindo a metodologia de nossos projetos, quando se fala em preservação ambiental, é preciso envolver a participação da própria comunidade para que haja um resultado eficaz. Em algumas etapas do projeto, as equipes de profissionais contratadas pela ONG Estilo de Vida, percorrerão várias comunidades ribeirinhas, informando aos moradores da necessidade e importância das matas ciliares para o meio ambiente e para o próprio sustento das famílias que dependem do rio. Essa ação é de caráter educativo, preventivo visando impregnar uma consciência ambiental.
Posteriormente, vamos cadastrar os agricultores que cultivam suas culturas a partir das margens dos rios, qualificando-os com técnicas de cultivo ecologicamente corretas. Essas técnicas ecológicas permitirão que o agricultor aprenda a viver em harmonia com o meio ambiente, permitindo ainda, que se eleve quantidade e qualidade da produção agrícola. Em contrapartida, os agricultores contribuirão com o projeto, desde o plantio até a manutenção do desenvolvimento seguro das vegetações que irão recompor as matas ciliares das áreas degradadas em rios da região amazônica.
O projeto “Recomposição de Matas Ciliares em Riacho e Rios Amazônicos” é um excelente exemplo de projeto ambiental, que visa, sobretudo, amenizar os danos causados à natureza pela ação invasiva do homem.
Essa ideia ambiental só pode se tornar real com a sua contribuição, pois esse projeto está em planejamento e só poderá ser colocado em prática havendo condições financeiras da ONG Estilo de Vida.
Faça a sua parte, ajude-nos para essa causa ambiental. Precisamos de você para executar esse projeto. Clique aqui “Eu quero ajudar”.