(Uma família que ora junto permanece sempre unida no amor de Deus.) - Sua visita é um sinal de bom gosto, aproveite nossa plataforma, você é importante para nós. Sabia que nossos Projetos em Planejamento só poderão acontecer com sua ajuda? Se puder faça-nos uma doação, seu gesto de doar fará uma grande diferença para a sociedade e o meio ambiente.

(Uma família que ora junto permanece sempre unida no amor de Deus.) - Sua visita é um sinal de bom gosto, aproveite nossa plataforma, você é importante para nós. Sabia que nossos Projetos em Planejamento só poderão acontecer com sua ajuda? Se puder faça-nos uma doação, seu gesto de doar fará uma grande diferença para a sociedade e o meio ambiente.

Projeto Maternidade Protegida Vida Abençoada

Suporte financeiro, psicológico e religioso para gestantes.

Este projeto de cunho assistencial tem como objetivo geral combater a problemática do aborto, principalmente no acolhimento e fortalecimento de mulheres em situação de vulnerabilidade social e emocional que estejam enfrentando uma gravidez indesejada. O projeto oferece a elas um ambiente seguro e recursos essenciais para que escolham a vida e construam uma experiência materna positiva.
No Brasil, cerca de 800 mil mulheres realizam abortos todos os anos. Dessas, 200 mil recorrem ao SUS para tratar as sequelas de procedimentos malfeitos. Do ponto de vista psicológico, as consequências do aborto são mais graves em adolescentes, já que elas estão em uma fase de maior insegurança emocional. Desta forma, a sensação de culpa, o medo e o sofrimento são intensos e podem ter consequências graves, pois, em geral, a adolescente só procura o hospital quando já fez o aborto. Não é raro ela estar há dias com hemorragia, perfurações do útero, traumatismos da vagina, das trompas, entre outros sintomas de enfermidade devido ao aborto. Isso quando não leva a mulher à esterilidade e até à morte.
A questão do aborto geralmente pode estar relacionada a uma deficiência da estrutura emocional e/ou espiritual, pois, diante de uma gravidez indesejada ou precoce, muitas mulheres enxergam o aborto como a única alternativa, ainda mais se vivem em situação de vulnerabilidade social. Neste contexto, é importante ressaltar que, independentemente do tempo da gestação, há vida a partir do momento da fecundação.
O projeto “Maternidade Protegida, Vida Abençoada” nasce da convicção de que toda gestação é uma dádiva e que toda mulher, independentemente de suas circunstâncias, merece o apoio necessário para levar adiante uma gravidez saudável e feliz. Diante disso, com Deus no centro das ações, pretendemos acolher e fortalecer jovens gestantes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo suporte emocional, financeiro, religioso e social, promovendo a gestação saudável e o desenvolvimento integral da mãe e do bebê. Através de um programa abrangente de acompanhamento virtual e presencial, o projeto vai fortalecer a autoestima e a capacidade da mulher, promovendo a escolha consciente pela maternidade e a construção de um futuro promissor para mãe e filho.
O projeto é direcionado a jovens mulheres selecionadas, com idade entre 14 e 25 anos, em situação de vulnerabilidade social, que estejam grávidas e dentro de outros critérios da seleção. Serão oferecidas uma gama de ações interligadas que visam atender às necessidades físicas, emocionais, religiosas e sociais das participantes, que serão integradas ao projeto durante o tempo de execução, que vai até seis meses após o parto.
Na prática o projeto “Maternidade Protegida, Vida Abençoada” se inicia com a busca pelas gestantes, fazendo a seleção das que podem se encaixar no perfil que o projeto desenhou para a participação. Após serem integradas no projeto, as participantes receberão uma ajuda financeira mensal, para custeio de despesas ligadas a gestação. Terão direito também quinzenalmente a cesta básica com alimentos favoráveis ao bom desenvolvimento do feto e do fortalecimento da amamentação. Além disso, ganharão o enxoval, em especial, o berço completo para o recém-nascido.
Em contrapartida, as beneficiadas pelo projeto “Maternidade Protegida, Vida Abençoada”, deverão cumprir algumas exigências, apenas de cunho comportamental, para poderem entrar e continuar no projeto. Por isso, será obrigatório que todas participem das ações que serão desenvolvidas pelas equipes de execução do projeto.

A estrutura e atividades a serem desenvolvidas no projeto incluem: Criação de um espaço seguro e acolhedor para que as mulheres expressem suas dúvidas, angústias e sentimentos; Acompanhamento psicológico individual e/ou em grupo para lidar com medos, ansiedade, depressão e outros desafios da gestação; Grupos de apoio com outras gestantes; Escuta empática e sem julgamentos por profissionais capacitados. Além disso, uma temática importante nas atividades que devem ser praticadas advém do amparo religioso com: Aconselhamento espiritual colocando Deus como a fonte de toda a vida, a razão da nossa existência. Sem ele, seríamos apenas almas vazias vagando por um mundo sem sentido; Apoio de líderes religiosos e da comunidade cristã.
O projeto “Maternidade Protegida, Vida Abençoada” reconhece que a independência financeira é fundamental para o bem-estar das mulheres e de suas famílias. Por isso, irá oferecer um programa completo de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, especialmente para as participantes que estejam desempregadas. Desta forma, através da educação, do treinamento e da criação de oportunidades, o programa irá contribuir para a construção de um futuro mais próspero e justo para todas as mulheres.
Essa iniciativa social só pode se tornar real com a sua contribuição, pois o projeto em questão está em planejamento e só poderá ser colocado em prática havendo condições financeiras da ONG Estilo de Vida.
Faça a sua parte, ajude-nos para essa causa social. Precisamos de você para executar esse projeto. Clique aqui “Eu quero ajudar”.