[disq_scrolling_text scrolling_text=”(Uma família que ora junto permanece sempre unida no amor de Deus.) – Sua visita é um sinal de bom gosto, aproveite nossa plataforma, você é importante para nós. Sabia que nossos Projetos em Planejamento só poderão acontecer com sua ajuda? Se puder faça-nos uma doação, seu gesto de doar fará uma grande diferença para a sociedade e o meio ambiente.” scrolling_speed=”10000″ _builder_version=”4.22.2″ _module_preset=”default” scrolling_text_text_color=”#FFFFFF” scrolling_text_font_size=”22px” global_colors_info=”{}” theme_builder_area=”et_header_layout”][/disq_scrolling_text]
[disq_scrolling_text scrolling_text=”(Uma família que ora junto permanece sempre unida no amor de Deus.) – Sua visita é um sinal de bom gosto, aproveite nossa plataforma, você é importante para nós. Sabia que nossos Projetos em Planejamento só poderão acontecer com sua ajuda? Se puder faça-nos uma doação, seu gesto de doar fará uma grande diferença para a sociedade e o meio ambiente.” scrolling_speed=”3000″ _builder_version=”4.24.1″ _module_preset=”default” scrolling_text_text_color=”#FFFFFF” scrolling_text_font_size=”22px” global_colors_info=”{}” theme_builder_area=”et_header_layout”][/disq_scrolling_text]

Fábrica de Vassouras, Sacolas e Utilidades com Garrafas Pet

Fábrica de Vassouras, Sacolas e Utilidades com Garrafas Pet.

A maioria das garrafas de água é feita de um tipo de plástico derivado do petróleo chamado politereftalato de etileno, também conhecido como PET. Utilizadas principalmente por indústrias de refrigerantes e sucos, as garrafas PET movimentam hoje um mercado que produz cerca de 9 bilhões de unidades anualmente só no Brasil, das quais 53% não são reaproveitadas. Com isso, cerca de 4,7 bilhões de unidades por ano são descartadas na natureza, contaminando rios, indo para lixões ou mesmo espalhadas por terrenos vazios.
O Brasil conta com cerca de 500 empresas recicladoras, mas 80% delas se concentram apenas na região Sudeste. Isso significa que, além da falta de abrangência territorial da reciclagem, apenas 50% de toda garrafa PET produzida é reciclada, conforme apontado pela ABIPET (Associação Brasileira da Indústria do PET). Comparado ao alumínio, que possui uma taxa de reciclagem igual a 90%, o problema fica ainda mais evidente.
O problema é que estamos falando de um produto que, na prática, é descartável. Muitas vezes, o utilizamos somente uma vez. Claro que reciclar o material é essencial e faz a diferença, mas é preciso lembrar também do investimento em energia e logística necessário para o processo de reciclagem. Mesmo assim, apenas uma parte do produto acaba sendo reprocessado. Em seguida, grande parte deste material termina em depósitos de lixo e, infelizmente, em mares e rios.
Observando dentro do contexto dos males que a garrafa PET faz ao meio ambiente, o projeto em questão se propõe a ser uma forma de combate à poluição do meio ambiente, bem como uma fonte de geração de renda para famílias carentes.
Dessa forma, a Fábrica de Vassouras, Sacolas e Utilidades com Garrafas PET visa fazer o beneficiamento das garrafas PET, manipulando e utilizando seus derivados como matéria-prima. Para isso, será instalada uma estrutura com equipamentos manuais para gerar emprego e renda a várias pessoas de condição financeira debilitada. Essa fábrica poderá produzir vassouras, bolsas, sacolas e outros itens a partir de garrafas PET in natura, sem qualquer processo industrial, ou seja, tudo com mão de obra artesanal.
Os trabalhadores incluídos no projeto terão um retorno financeiro estável, pois a operação financeira da fábrica será por sistema de cooperativa. Idealizamos que a produção será vendida para empresas parceiras do projeto, com destaque para as sacolas produzidas, que serão resistentes, de vários tamanhos e reutilizáveis. Essas sacolas são uma alternativa sustentável às sacolas de plástico tradicionais dos supermercados, que poluem o meio ambiente.
Também fará parte da linha de produção da fábrica vassouras feitas a partir da garrafa PET que duram cerca de 30% mais que as vassouras comuns de piaçava. Elas são ideais para varrição de áreas externas com sujeira grossa, como folhas e galhos, e são facilmente laváveis. Além da questão ambiental, a confecção de utilidades a partir de recicláveis e do trabalho manual melhoram a coordenação motora e a concentração, ajudando na saúde mental.
A fábrica terá relevante capacidade de produção, aproveitando a grande quantidade de garrafas PET que são encontradas facilmente nas ruas e lixo. As pessoas envolvidas na produção da fábrica serão capacitadas para o manuseio seguro e uso correto dos equipamentos, bem como utilizarão todos os equipamentos de segurança no trabalho.
O critério de escolha dos beneficiados para trabalharem na fábrica leva em consideração os moradores de áreas próximas às margens de riachos ou rios, bem como os de famílias de baixa renda. A ideia é que essas famílias tenham suas rendas melhoradas, haja vista que o projeto irá pagar para elas por produção sem envolver atravessadores. Ou seja, não será preciso esperar a venda dos produtos para receberem seus pagamentos.
No planejamento inicial, a ONG Estilo de Vida deseja comprar toda a produção mensal da fábrica, dando segurança para as famílias assistidas e tornando o projeto um exemplo de inserção social. A ONG também irá formar uma equipe de venda, onde os integrantes serão treinados para vender os produtos dando explanação no contexto ambiental e social que envolve o projeto. Eles serão multiplicadores da consciência ambiental, propagando a importância da preservação da natureza com melhoria da qualidade de vida.
A Fábrica de Vassouras, Sacolas e Utilidades com Garrafas PET é, sem dúvida, uma ideia ecologicamente plausível, pois preserva a natureza, em especial o combate à poluição dos rios, gerando renda às famílias de baixa condição financeira e inserindo no mercado de trabalho pessoas que estão em situações desfavorecidas na competição mercadológica.
Essa ideia ambiental só pode se tornar real com a sua contribuição, pois esse projeto está em planejamento e só poderá ser colocado em prática havendo condições financeiras da ONG Estilo de Vida.

Faça a sua parte, ajude-nos para essa causa ambiental. Precisamos de você para executar esse projeto. Clique aqui “Eu quero ajudar”.