(Uma família que ora junto permanece sempre unida no amor de Deus.) - Sua visita é um sinal de bom gosto, aproveite nossa plataforma, você é importante para nós. Sabia que nossos Projetos em Planejamento só poderão acontecer com sua ajuda? Se puder faça-nos uma doação, seu gesto de doar fará uma grande diferença para a sociedade e o meio ambiente.

(Uma família que ora junto permanece sempre unida no amor de Deus.) - Sua visita é um sinal de bom gosto, aproveite nossa plataforma, você é importante para nós. Sabia que nossos Projetos em Planejamento só poderão acontecer com sua ajuda? Se puder faça-nos uma doação, seu gesto de doar fará uma grande diferença para a sociedade e o meio ambiente.

Fábrica de Beneficiamento Artesanal do Pneu Usado

Fábrica de Beneficiamento Artesanal do Pneu Usado

Por ano, no Brasil, mais de 450 mil toneladas de pneus são descartadas, o equivalente a 90 milhões de unidades no tamanho comum. Feitos em borracha, derivados de petróleo e diversos produtos químicos, esses materiais levam cerca de 600 anos para se decompor na natureza. O ato de jogar pneus usados ao relento é um dos mais graves comportamentos poluidores do século XXI.
Pneus usados são um problema crescente e grave de saúde pública, principalmente em países de clima tropical. Isso porque, abandonados após as chuvas, transformam-se em possíveis criadouros de mosquitos transmissores de doenças como dengue, febre amarela, malária, entre outras. Além disso, pneus abandonados servem como abrigo de ratos, escorpiões, cobras e outros pequenos animais nocivos ao homem.
Os resíduos gerados com a queima dos pneus também criam uma grave ameaça, pois as cinzas e óleo pirolítico contêm produtos químicos tóxicos e metais pesados. Essas substâncias são capazes de produzir efeitos adversos à saúde, como perda de memória, déficit de aprendizado, supressão do sistema imunológico, danos aos rins, fígado, doenças do sistema respiratório e outras mais. O óleo que sai dos pneus pode viajar longas distâncias, contaminando solo e lençóis freáticos. Estudos demonstram que a poluição de águas causada pelo escorrimento derivado da queima de pneus pode durar até 100 anos.
A ONG Estilo de Vida dá um passo importante no combate à poluição ambiental com pneus usados, inserindo no planejamento de suas prioridades a instalação de uma fábrica de beneficiamento artesanal do pneu usado.
Seguindo a metodologia de nossos projetos, quando se fala em preservação ambiental, é preciso envolver a participação da própria comunidade. Por isso, esse projeto é um exemplo de inclusão social com foco na geração de renda, pois na parte operacional da fábrica, os trabalhadores serão oriundos de famílias de baixa renda.
Com um bom estudo de aplicabilidade dos materiais, evitaremos sobras de pneus, aproveitando cada centímetro possível. Para tanto, providenciaremos equipamentos e ferramentas criadas unicamente para beneficiar o pneu usado in natura, principalmente aqueles pneus que estão abandonados e poluindo o meio ambiente. E não importa o estado de conservação do pneu, pois sempre o transformaremos em alguma utilidade.
A vantagem social do projeto em questão é utilizar mão de obra artesanal, pois sabemos que usando pneus é possível confeccionar dezenas de produtos para os mais diversos fins. A ideia é facilitar o processo de beneficiamento do pneu, de tal forma que até um idoso possa aprender a produzir algo útil para seu cotidiano. No futuro, produziremos videoaulas sobre a produção dos objetos confeccionados na fábrica, possibilitando que qualquer pessoa possa beneficiar-se com nossas ideias e, assim, tornem-se multiplicadoras de boas práticas ambientais.
Serão diversos os produtos fabricados, tais como: mesas, sofás, puffs, camas, jarros de plantas, canteiros para horta, reservatórios de água, lavanderias, peças para automóveis e caminhões, lixeiras, bancos de praça, poltronas, carteiras escolares, brinquedos infantis, blocos para pavimentação, telhas, utensílios rurais, cercas para animais, pontes para pedestres, entre outros. Destacamos ainda que, em muitos casos, a utilização de pneus pode substituir o uso da madeira, que consequentemente evitará a derrubada de mais árvores.
Essa fábrica poderá tornar o Brasil uma referência mundial no combate à poluição causada por pneus usados. Até porque, dos vários exemplos já citados, foram feitos pequenos experimentos, portanto, temos condições de desenvolver uma tecnologia de manuseio do pneu que permite contextualizar as ideias que temos e as que ainda teremos.
Muitas pessoas serão beneficiadas com esse projeto, e assim, teremos mais multiplicadores da consciência ambiental organizadamente propagando a importância da preservação da natureza com melhoria da qualidade de vida.
Essa ideia ambiental só pode se tornar real com a sua contribuição, pois esse projeto está em planejamento e só poderá ser colocado em prática havendo condições financeiras da ONG Estilo de Vida.
Faça a sua parte, ajude-nos para essa causa ambiental. Precisamos de você para executar esse projeto. Clique aqui “Eu quero ajudar”.