[disq_scrolling_text scrolling_text=”(Uma família que ora junto permanece sempre unida no amor de Deus.) – Sua visita é um sinal de bom gosto, aproveite nossa plataforma, você é importante para nós. Sabia que nossos Projetos em Planejamento só poderão acontecer com sua ajuda? Se puder faça-nos uma doação, seu gesto de doar fará uma grande diferença para a sociedade e o meio ambiente.” scrolling_speed=”10000″ _builder_version=”4.22.2″ _module_preset=”default” scrolling_text_text_color=”#FFFFFF” scrolling_text_font_size=”22px” global_colors_info=”{}” theme_builder_area=”et_header_layout”][/disq_scrolling_text]
[disq_scrolling_text scrolling_text=”(Uma família que ora junto permanece sempre unida no amor de Deus.) – Sua visita é um sinal de bom gosto, aproveite nossa plataforma, você é importante para nós. Sabia que nossos Projetos em Planejamento só poderão acontecer com sua ajuda? Se puder faça-nos uma doação, seu gesto de doar fará uma grande diferença para a sociedade e o meio ambiente.” scrolling_speed=”3000″ _builder_version=”4.24.1″ _module_preset=”default” scrolling_text_text_color=”#FFFFFF” scrolling_text_font_size=”22px” global_colors_info=”{}” theme_builder_area=”et_header_layout”][/disq_scrolling_text]

Barco Coletor de Lixo do Rio Tocantins

Construção do Barco Coletor de Lixo do Rio Tocantins.

O Rio Tocantins (Bico de Papagaio em dialeto tupi) é um rio brasileiro que nasce no estado de Goiás, passando pelos estados do Tocantins, Maranhão e Pará, até desaguar no Rio Amazonas.

O Rio Tocantins é o segundo maior rio totalmente brasileiro (atrás apenas para o Rio São Francisco), e também pode ser chamado de Tocantins-Araguaia, após se juntar ao Araguaia na região do “Bico do Papagaio”, que fica localizada entre os estados do Tocantins, Maranhão e Pará. É no vale do médio e baixo Rio Tocantins que se encontrava a maior concentração de castanheiras da Amazônia.

A poluição doméstica é grande ameaça ao futuro do Rio Tocantins, em especial no trecho de 250 km (duzentos e cinquenta quilômetros) que corta várias cidades do Maranhão, Tocantins e Pará. O lixo domiciliar, a erosão e, principalmente, o despejo de esgoto “in natura” vindo dos afluentes vêm reduzindo a força de regeneração do rio.

O Rio Tocantins é de fundamental importância para a região amazônica, e sua preservação é dever de todos. Para evitar que o mesmo se transforme num depósito de lixo corrente, tornando-o inavegável até por pequenas embarcações, a ONG Estilo de Vida elaborou o projeto “Barco Coletor de Lixo do Rio Tocantins”.

O planejamento do projeto consiste na construção de um barco coletor de lixo com capacidade de navegação em águas rasas, com estrutura capaz de armazenar toneladas de lixo, que serão recolhidas frequentemente durante seu deslocamento por várias cidades que margeiam as águas do rio.

O barco funcionará como um caminhão tradicional de compactação de lixo, que recebe os lixos das residências das cidades. No caso do barco coletor de lixo do Rio Tocantins, ele recolherá os lixos das centenas de residências construídas às margens do rio, que devido estarem em áreas afastadas, não são atendidas pela coleta tradicional do carro do lixo. Salientando que em muitas comunidades ribeirinhas, é comum os moradores atearem fogo no seu lixo doméstico em seu próprio quintal por falta de coleta de lixo na localidade.

Com o barco coletor de lixo, os ribeirinhos serão orientados a armazenar o lixo em recipientes apropriados, para que quando o barco passar em frente às suas residências, ele possa fazer o recolhimento deste. O barco também recolherá qualquer lixo encontrado na água durante seu deslocamento.

Certamente o Barco Coletor de Lixo é um projeto importantíssimo para a preservação do Rio Tocantins, entretanto só poderá se tornar real com a sua contribuição. Esse projeto está em planejamento, e só poderá ser colocado em prática havendo condições financeiras da ONG Estilo de Vida.

Faça a sua parte, ajude-nos para essa causa ambiental. Precisamos de você para executar esse projeto. Clique aqui “Eu quero ajudar”.